REFERÊNCIAS

Danilo Gomes - Academia Mineira de Letras

Associação Nacional de Escritores ANE - Brasília - DF

"Estou degustando seu livro, utilíssimo, oportuno e didático, que enriquece culturalmente os que o leem. Ele está na minha cabeceira, como leitura agradável, obra de referência para o resto da vida. Excelente trabalho!"

José Mendes de Souza Moura

Revista de Repente - Teresina - PI

 

“Este interessante livro é sem dúvida uma grande contribuição do mestre Campolina em favor de uma língua que jamais morreu (...). Além do valor pedagógico e fonte de aprimoramento no cultivo da “última flor do Lácio”, como poetou o grande Bilac, o livro é útil como manual de consulta para escritores, oradores e, principalmente, para os profissionais de Direito. É um instrumento primoroso para aqueles que pretendem alcançar o domínio e a síntese do nosso Idioma Pátrio.”

Diário Oficial de Minas Gerais

Belo Horizonte - MG

 

“Trata-se de uma obra econômica e de fácil manuseio sobre o idioma que é a base da formação da língua portuguesa. Pela facilidade de expressão, o autor busca não dividir apenas o livro com os doutores em latim, mas ampliar o conhecimento do idioma também com os iniciantes e demais amantes da língua-mãe.”

 

Márcio Fagundes

Hoje em Dia – Belo Horizonte – MG

 

“Alea iacta est! É imensurável o esvaziamento cultural com a retirada do Latim dos currículos escolares. O professor de Latim Antônio Carlos Campolina, um craque, conta um episódio interessante registrado nos cursos que ministra sobre a língua em diversas cidades do país. Certa feita, ao explicar o significado da sigla INRI afixada na cruz onde foi crucificado Jesus Cristo, um dos alunos, promotor de Justiça, pediu-lhe licença para tecer um comentário. Disse ele, então, ter recebido um relatório de um delegado e bacharel em direito informando que entre os objetos recuperados pela polícia em uma blitz estava um crucifixo da marca “INRI”. Brincando, o professor observou que esta marca deve ser a melhor, pois é a mesma no mundo inteiro. Na tradução: Jesus Nazarenus Rex Iudaeorum ou Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.”

 

Fábio Doyle - Academia Mineira de Letras

Diário da Tarde - Belo Horizonte - MG

“A obra funciona como um breve manual em que se explica a origem do Direito na Roma antiga, remetendo a explicações históricas e etimológicas que ajudam a esclarecer noções importantes como plebiscito, personalidade jurídica, escravidão, propriedade, entre outros. O livro inclui uma série de aforismos do Direito que ainda são muito utilizados em latim, trazendo a tradução de dezenas de sentenças clássicas. No final, o apêndice apresenta explicações básicas para quem deseja conhecer um pouco melhor o alfabeto latino e as formações das palavras na língua mater.”

Olintho Franklin Gadelha

Juiz de Direito – Viçosa do Ceará – CE

 

“O atual Juiz de Direito da Comarca ficou encantado com o livro e me pediu para conseguir um exemplar para a biblioteca do Memorial Clóvis Beviláqua existente aqui em Viçosa do Ceará.”

 

Munir Jacob

Venerável Mestre – Loja Maçônica “ Fraternidade Ubaense” Ubá – MG

 

“Acabo de ler o seu livro. Desnecessário seria me desmanchar em elogios. Sua obra já é reconhecida, com muita justiça aliás, pelas mais destacadas e renomadas figuras da nossa intelectualidade. Sinto-me orgulhoso de assistir o seu sucesso. Que o Grande Arquiteto do Universo continue lhe iluminando em sua trajetória e continue fazendo de você, cada vez mais, um digno e autêntico sucessor do nosso querido professor Campolina.”

Manoel Hygino dos Santos - Academia Mineira de Letras

Hoje em Dia - Belo Horizonte - MG

 

“Quem não aprendeu latim, como a grande maioria dos jovens deste tempo, prejudicou-se imensamente(...). O professor Campolina preenche uma lacuna, corrige até onde e quanto possível um erro* e ajuda a formação dos que se preparam para a vida. Seu livro é util manancial de informação e instruções. Cumpre-se o ensinamento: “Nulla res maius tempore robur habet”. (Nenhuma coisa tem maior força que o tempo). (* Retirada do Latim da grade curricular pela Lei de Diretrizes e Bases.)

Eduardo Almeida Reis

Academia Mineira de Letras - Belo Horizonte - MG

 

“O livro S.P.Q.R. - LATIM JURÍDICO, do professor Antônio Carlos Campolina, utilíssimo para todos os que se utilizam do Latim (...), inclui uma explicação sobre o Direito Romano e uma gramática latina de fácil digestão.”


 

CONTATO

Para adquirir as obras ou pedir informações, entre em contato conosco no seguinte e-mail: contato@latimjuridico.com.br

Fones: (31) 99291-5888 (Prof. Campolina) / (31) 2528.9236 (Mara Jácome)